Após dois anos de jejum, o Grêmio Recreativo, Folclórico e Cultural Peixe-boi Anavilhanas conquistou o título de campeão do 26º Eco Festival do Peixe-boi 2025 de Novo Airão, defendendo a temática ‘Ecofolguedo - Brinquedo do Povo’. A agremiação venceu com 319,6 pontos, contra 318,2 do Grêmio Recreativo, Folclórico e Cultural Peixe-Boi Jaú que desfilou a temática ‘Devoção’.
A apuração do resultado oficial, pela Comissão Organizadora do evento, aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (03/11), na Praça Municipal. Após a leitura das súmulas, com a notas atribuídas, pelos jurados, anunciou a agremiação Anavilhanas como vitoriosa.
O vencedor levou o troféu e a premiações de R$ 10 mil, patrocínio do Grupo Único Nacional. O segundo lugar, troféu e R$ 5 mil, ofertados pela empresa Uni Eventos.
“Quando eu saí daquela Arena, eu falei para os jurados que o sentimento era de campeão. E hoje, segunda-feira, a gente está consagrando junto com essa galera, o nosso campeonato. Os nossos itens gabaritados, o trabalho que a gente demorou meses para evoluir, para fazer. Obrigado. Esse título é para vocês, povo de Anavilhanas”, comemorou o apresentador do Anavilhanas, Antônio Paulo.
Na avaliação do prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, o 26º Eco festival do Peixe-Boi foi o melhor de todos os tempos. Ele também anunciou a realização de um seminário (workshop) para avaliação da organização e resultados obtidos.
“Precisamos avaliar erros e acertos para avançar. Mas nesse momento quero agradecer e parabenizar a equipe organizadora, as instituições e empresas parceiras e sobretudo as agremiações Jaú e Anavilhanas. Sem esse esforço coletivo e responsabilidade o município não poderia entregar o espetáculo que a população merece”.
O Eco Festival do Peixe-boi é uma realização da Prefeitura de Novo Airão, por meio das Secretarias municipais de Cultura (Semuc) e de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur) e Liga Municipal das Agremiações de Danças Folclóricas e Culturais de Novo Airão (LIMAFOLC). Além de apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), secretarias do município, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.