O 26º Eco Festival do Peixe-Boi de Novo Airão levantou, na noite de sábado (01/11), as apoteoses das agremiações Anavilhanas e Jaú na ‘Lagoa do Peixe-Boi’. A programação, teve início às 12h, com a Roda de Samba, na Praça Municipal, apresentando Banda Os Caboclos, Dani Sá e Samba Airão. À noite, além da atração nacional Jerry Smith, os regionais Banda Meu Xodó, e DJs Alba e Bernardino que deram o recado para um público estimado em 30 mil pessoas.
O Eco Festival é um dos maiores eventos ecológicos do Amazonas que nesta edição, conta com transmissão pelo Sistema Encontro das Águas do Amazonas – Rádio e Televisão, e retransmissão pelo AmazonSat.
A abertura oficial contou com as presenças do prefeito Otávio Farias; o vice, Humberto Lima, secretário de Governo e ex-prefeito, Frederico Júnior; presidente da Câmara Municipal, Roberto Veiga, vereadores, deputados federais Sidney Leite e Saulo Viana, e o deputado estadual Abdala Fraxe, que se comprometeu com a destinação de recursos para a construção dos barracões das agremiações Jaú e Anavilhanas.
O prefeito Otávio Farias ressaltou que o brilho e inovação do 26º Eco Festival do Peixe-Boi é resultado dos esforços da gestão e secretárias envolvidas para entregar um evento à altura do que as agremiações merecem.
“Agradeço aos prefeitos e deputados que aqui estão presentes e, em especial, ao nosso eterno prefeito, Frederico Júnior, que transformou o nosso município em potência, que a nossa gestão está transformando em realidade. Vamos escrever a mais bela história para o povo de Novo Airão. Esse é o nosso compromisso: avançar cada vez mais”, afirmou.
A Lagoa do Peixe-Boi foi tomado pelas evoluções culturais das agremiações, que levantaram as galeras de Jaú e Anavilhanas. Torcedores que exaltaram cores e gritos de guerra na apoteose. A noite seguiu na madruga com shows da Banda Meu Xodó e Jerry Smith, atração nacional do funk, e DJs Alba e Bernardino fechando a noite.
O Eco Festival do Peixe-boi é uma realização da Prefeitura de Novo Airão, por meio das Secretarias municipais de Cultura (Semuc) e Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur) e Liga Municipal das Agremiações de Danças Folclóricas e Culturais de Novo Airão (LIMAFOLC), em parceria com a iniciativa privada e apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).