Prefeitura de Novo Airão implanta Prontuário Eletrônico do Paciente nas UBSsPrefeitura de Novo Airão implanta Prontuário Eletrônico do Paciente nas UBSs

23/04/2024 Assessoria de Comunicação

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Novo Airão passaram a contar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). O sistema foi implantado nesta semana pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O PEP permite agilizar o atendimento aos pacientes da Rede Municipal de Saúde. De acordo com o subsecretário municipal de Saúde, Amadeu Carvalho, o sistema possibilita que os médicos acompanhem e atualizem em tempo real o histórico de um paciente, em um único prontuário. “A iniciativa vem para otimizar os fluxos de trabalho das UBSs, garantindo segurança aos profissionais de saúde e gerando economia ao município, uma vez que não será mais necessário a utilização de prontuário impresso e todos os insumos envolvidos nesse processo”, otimiza o secretário. A mudança também permite o agendamento online de consultas e exames, o controle de fluxo do paciente da entrada da UBS e até o momento que ele pega o remédio na farmácia. O primeiro passo será realizar o cadastro biométrico e o início do procedimento acontece quando o usuário faz o agendamento na UBS. São coletados a biometria da face e dedos, e em seguida o prontuário eletrônico estará disponível para ser usado em consultas médicas, na realização e resultado de exames, e na retirada de medicamentos.