FVS realiza ações preventivas de combate à dengue em Novo AirãoFVS realiza ações preventivas de combate à dengue em Novo Airão

20/01/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A equipe do Controle de Endemias da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de Novo Airão, e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciaram nesta semana (15/01) ação de combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela) para eliminação dos focos de criadores do vetor nos bairros de Murici, Santo Elias e Nossa Senhora Auxiliadora (Ponta).

Com a chegada das chuvas, o acúmulo de água em quintais, garrafas, pneus e utensílios descartados cria ambientes favoráveis para proliferação do Aedes aegypti. Atentos à situação, Semsa e FVS mobilizaram os agentes de saúde para orientar a população e alertar sobre os problemas causados pelas doenças infectocontagiosas.

“Nossos dados mostram que a maioria dos focos do Aedes aegypti fica dentro do ambiente domiciliar, por isso a ajuda da população é fundamental. Devemos evitar deixar água parada em recipientes e manter a limpeza de caixas d’águas, ralos, calhas e outros locais que acumulam água. O calor favorece a proliferação do mosquito e, levando em conta as previsões, teremos um verão desafiador. Mas, com a contribuição de cada um, podemos evitar que a situação fique crítica”, afirma o gerente da FVS, Roberto Souza.

A coordenadora do setor de Combate à Dengue, Débora Souza, informou que as visitas domiciliares da equipe de combate ao Aedes Aegypti estão acontecendo de modo rotineiro e em todos os bairros de Novo Airão.

“Nós trabalhamos com notificações de casos geradas pelos moradores. Diante de qualquer sintoma, a pessoa deve procurar uma UBS ou Unidade Hospitalar para que possamos realizar o trabalho com UBV para eliminação e bloqueio do mosquito transmissor. Por isso a parceria entre agentes de endemias e moradores e muito importante nessa luta de combate à dengue”, alerta a coordenadora.