1º Encontro de Agricultura Familiar de Novo Airão – ‘O conhecimento que abre portas’1º Encontro de Agricultura Familiar de Novo Airão – ‘O conhecimento que abre portas’

13/09/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca de Pecuária (Semapp), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Governo do Amazonas, promoveu nesta quarta-feira (13/09) o 1º Encontro de Agricultura Familiar de Novo Airão, com o tema ‘O Conhecimento que abre Portas’.

O encontro reuniu durante todo o dia, na Fundação Almerinda Malaquias (FAM), cerca de 80 agricultores familiares e instituições representativas da categoria.

A abertura do evento contou com as presenças do prefeito em exercício, José Sales Nunes (Baliza), presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Nascimento, e o gerente local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Alberto Elífio Pacheco.

Na abertura o secretário municipal de Agricultura, Ângelo Alberto Medeiros (Mangueirão) explicou que o encontro visa passar aos agricultores informações que permitam elevar o acesso e o nivelamento de informações a partir da explanação dos técnicos de instituições ligadas à produção sobre serviços prestados aos trabalhadores do campo, linhas de financiamentos, técnicas e a troca de experiências.

O secretário também ressaltou que a Prefeitura de Novo Airão tem como meta prioritária a aquisição de uma patrulha agrícola mecanizada para alavancar a produção no município.

“Esse é um sonho que vamos consolidar em um futuro bem próximo. A Prefeitura vai em busca de parceria com o Governo do Estado e Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, para disponibilizar a modernização aos produtores da agricultura familiar que representam 100% da produção no município”.

Na programação contou com troca solidária de mudas, apresentações de palestras por técnicos da Semapp, Sebrae, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma/Novo Airão), Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Airão.