15/07/2023 Anderson Freire

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, realizou visita técnica a municípios do Estado de Santa Catarina com objetivo de conhecer processos tecnológicos para o tratamento de resíduos domésticos (lixo) que deverão servir de modelos ao sistema a ser implantado em Novo Airão.

A missão técnica contou com as participações do Procurador Geral do Município (PGM), Otávio Farias, presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Nascimento, e os secretários municipais de Finanças (Semef), Cleverton Barbosa, e de Meio Ambiente (Semma), Luciene Farias.

Na avaliação do Prefeito Frederico Júnior a jornada foi uma oportunidade fundamental para o conhecimento e aprendizado de modelos de sucesso no tratamento de resíduos.

“No primeiro momento, conhecemos o Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí (CIMVI), localizado na cidade de Timbó - SC. Um consórcio que envolve mais de 10 municípios da região que operam a gestão consorciada de diversas áreas da administração pública. Uma delas é o trabalho com resíduos domésticos. Também acompanhamos os processos de seleção e tratamento dos resíduos e a destinação que gera emprego e renda para as cooperativas locais”, relatou o prefeito.

O ponto seguinte da viagem foi a usina de seleção, tratamento e beneficiamento dos resíduos domésticos, localizada em São Bento do Sul – SC. Um projeto inovador que causou entusiasmo, aos integrantes da missão, pelos resultados obtidos com o beneficiamento do lixo na produção de insumos, a partir de resíduos da construção civil, e biogás para produção de energia.

“A proposta permitiria a desativação do aterro sanitário e uma nova página em termos de seleção e tratamento de resíduos domésticos no município. Estamos trabalhando

para que essa tecnologia e inovação comecem em Novo Airão. Vamos em busca de recursos para viabilizar as aquisições de estrutura e tecnologia para o nosso município que é modelo em turismo sustentável. Vamos conseguir”! afirma o prefeito.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br